fbpx Skip to content

Cachorro Vomitando Amarelo: Entenda o que pode ser!

27/08/2019

No geral, quando qualquer ser vomita é um sinal claro de que algo no organismo não está tão bem… 

As causas podem ser inúmeras, mas comumente o ato de vomitar significa apenas que o corpo está expulsando o que não fez bem para o organismo, preocupante mesmo, neste caso, é quando o vômito vem acompanhado de outros sintomas.

Se você acordou ou até mesmo chegou em casa depois de longas horas fora, e se deparou com seu cachorro vomitando amarelo, acredito que você deve ter se assustado, ficando muito preocupado e receoso.

É muito difícil não se desesperar quando se é dono de um cãozinho, já que é muito provável que você não faça a menor ideia do que está acontecendo, e seu bichinho, infelizmente, não consegue explicar o que houve na sua ausência.

De qualquer forma, se você está morrendo de medo por seu cachorro estar vomitando amarelo e quer entender o que pode ser, continue a leitura!

O que significa o cachorro vomitando amarelo? É grave?

Para garantir a calma dos donos de cãezinhos, saiba que o seu cachorro vomitando amarelo significa, na grande maioria das vezes, que está muito tempo com o estômago vazio.

A cor amarela do líquido é a bile, uma substância ácida produzida pelo fígado, que possui como principal objetivo ajudar na digestão das gorduras e também na absorção dos nutrientes.

Diferente dos humanos, a bile dos cães é produzida antes do consumo dos alimentos, fazendo com que, se o animal passar muitas horas sem alimento, a bile acumule no estômago, causando uma enorme irritação e refluxo.

O resultado disso, como você deve imaginar, é o seu cachorro vomitando amarelo, que é, nada mais e nada menos, que a bile.

Como cuidar do seu cachorro vomitando amarelo?

É extremamente comum que aconteça os “vômitos amarelos” no período da manhã, já que o seu bichinho passa a noite inteira sem consumir nenhum alimento.

Claro que, como qualquer outro problema, existem outras causas para que o seu cachorro passe a vomitar a bile. Por esse motivo, inclusive, é tão importante que você observe o seu animal e busque identificar outros sintomas.

Seu cachorro vomitando amarelo, com ou sem espuma, não é um sinal grave, só significa que ele passou muitas horas de jejum. Porém, se isso vier acompanhado de outros sintomas, como é o caso de diarréia, febre, falta de apetite, náusea, cansaço e cansaço, corra para um veterinário!

Caso você perceba que é realmente só uma barriguinha vazia, veja abaixo como você pode agir para melhorar o estado do seu cão:

1. Refeições divididas

Se o problema é o grande tempo sem comer, o mais indicado é que você divida a refeição do seu cãozinho em várias porções e dê ao longo do dia, com intervalos curtos de tempo entre um e outro.

Você não vai aumentar a refeição do seu cão, vai continuar oferecendo a mesma quantidade que o veterinário recomendou. O que você vai fazer, na verdade, é dividir essa refeição em pequenas porções, para não ter um cachorro vomitando amarelo.

2. Hidrate seu cãozinho

Com os vômitos, seu bichinho pode acabar ficando desidratado. Portanto, ofereça água fresca e em grande quantidade para ele ao longo do dia.

Se o seu bichinho se recusar, uma boa dica é oferecer cubos de gelo, já que isso vai fazer com que ele se mantenha hidratado e ainda se diverte mastigando.

Além da água fresquinha e dos cubos de gelo, tente também fazer com que ele consuma água de coco, afinal, como possui açúcar natural, a bebida acaba ajudando bastante na recuperação do seu bichinho.

Conclusão: Não deixe de cuidar e ficar próximo do seu cãozinho!

Antes de pensar em qualquer medida para ajudar seu cachorro vomitando amarelo, vá ao veterinário. Mesmo que não seja algo grave, busque um médico veterinário para entender se realmente está tudo certo com seu animalzinho ou se ele está desenvolvendo alguma doença, como é o caso de gastrite e distúrbios digestivos.

Doenças como essas, mesmo que tenham nomes fortes e amedrontadores, se descobertas no início, o tratamento acaba sendo super simples e fácil.

Agora que você já sabe o que significa o seu cachorro vomitando amarelo e o que fazer nos casos mais simples, deixe nos comentários sua opinião sobre o assunto!

Ir para o topo