Skip to content

Sinais de que o seu cão pode estar muito doente

09/02/2020
Cachorro pug descansando

Eles são fofos, brincalhões e, segundo a grande maioria de quem possui um deles, é o melhor amigo que qualquer ser humano pode ter. Claro, estou falando do anjo de patas, do cão.

Infelizmente, apesar de ser tudo isso, e muito mais, o cão não sabe falar e, dessa forma, quando está com algum problema precisamos saber decifrar pelo seu comportamento, nem sempre tão claro.

cachorro doente

Por isso, a dica é prestar, muita atenção, mas muita atenção messsmo, a mudanças de comportamento.

Pois é, para  garantir a boa saúde de seu melhor amigo, é fundamental  estar super atento a determinadas atitudes, que podem significar problemas sérios de saúde. Algumas raças de cães possuem a saúde delicada e merecem atenção redobrada, como é o exemplo da raça pug.

Segundo uma reportagem divulgada pela revista Casa e Jardim, da Globo, alguns sinais podem ser indicadores que o seu cão está seriamente doente, tais como: 

1. Olhos opacos

Quer saber se está tudo bem com a visão de seu cão? Ou mesmo, tem alguma dúvida nesse sentido? Então, a dica é fazer você mesmo o teste, tirando uma foto com o flash ligado. Se os dois olhos estiverem bem brilhantes, isso significa que a retina está saudável, caso contrário, leve ao veterinário para verificar o problema.

2. Olhos amarelados

Preste atenção em seu cão, e se perceber algo estranho no olhar do seu animal, procure observar atentamente sua íris e pupila, caso esteja com a parte branca do olho amarelada, isso pode ser um sinal de icterícia.

3. Mau hálito

Embora muitas pessoas achem normal o mau hálito em um cão, não é. O mau odor pode indicar doenças bucais e até um tumor oral. Por isso, vale relatar o problema ao veterinário, que saberá fazer os testes e, se preciso, o tratamento devido. 

4. Queda de pelo

Embora seja normal o cão soltar pelos, caso verifique um aumento na queda, procure um veterinário, já quer isso pode indicar alergias, ácaros ou algum problema hormonal.

5. Nariz escorrendo

Muita gente não sabe, mas os cães também ficam gripados e necessitam de tratamento, pois, após uma constipação, pode ocorrer uma infecção por fungos, dificultando a recuperação.

6. Sede excessiva

Se perceber que está tendo que repor a água de seu cãozinho muitas vezes por dia, então, a dica é procurar o quanto antes um veterinário, pois a sede excessiva pode ser sinal de diabetes, câncer, problemas nos rins, doenças hormonais, entre outras. 

7. Lamber as patas excessivamente

Muito mais comum do que se imagina, muitos animais sofrem de alergias, e um dos sinais dessa doença em animais é o hábito deles lamberem excessivamente as patas. Por isso, fique atento, caso isso ocorra constantemente, leve seu cão ao veterinário, que saberá escolher o melhor tratamento para o seu cão.

8. Correr atrás do próprio rabo

Que todo cão adora correr atrás do próprio rabo, em círculos, isso não é novidade, mas esse hábito em animais mais velhos pode não ser um bom sinal, tanto correr atrás do rabo ou ‘abocanhar’ objetos voadores imaginários em cães mas velhos podem ser sinais de epilepsia. 

9. Cabeça sempre inclinada

Embora seja bem fofo o cãozinho inclinar a cabecinha, caso ele passe muito tempo nessa posição, leve o quanto antes o animal ao veterinário, pois esse movimento lateral pode ser sinal de alguma inflamação auditiva.

10. Paralisia facial

Se perceber ou desconfiar que um dos lados da face do bicho parece um pouco caída, procure urgentemente um veterinário, pois a paralisia facial pode indicar hipotireoidismo. Lembrando que, muitas vezes, esses sinais de saúde do cachorro podem nos passar despercebidos, por isso, é fundamental levar regularmente seu animal de estimação à uma clínica veterinária que conte com os equipamentos necessários

Ir para o topo