Skip to content

Ração para pug: saiba como escolher e conheça as melhores opções do mercado

11/12/2018
Ração para pug: pug em frente de um prato de ração

Se você já deu uma rápida pesquisada sobre ração, já deve ter percebido que existe uma infinidade de marcas, tipos e preços disponíveis no mercado. E é aí que pinta a dúvida: qual a melhor ração para pug?

De fato, escolher uma boa ração é uma dúvida bem frequente entre tutores. E essa preocupação é válida. A qualidade da ração que você oferece para o seu amigo é muito importante para garantir a sua saúde e longevidade.

Então, se você quer ter um pug feliz, saudável, cheio de energia e que viva muitos anos ao seu ladinho, leia este post, entenda melhor o mundo das rações, aprenda como escolher a melhor e conheça algumas opções do mercado. Vamos lá!

Os tipos de ração

Como dissemos acima, existem diferentes tipos de ração para cachorro. São elas:

  • Ração econômica: como o próprio nome diz, essa é uma ração mais barata, mas que, infelizmente, tem baixo valor nutricional. Seus componentes são de origem vegetal, que em termos de nutrição canina não é eficiente;
  • Ração Standard: também possuem um preço acessível e é considerada intermediária em termos de nutricionais, pois já possui alguns componentes de origem animal, como gordura e farinha de carne;
  • Ração Premium: é uma boa opção, tanto em termos nutricionais como em financeiro. Apesar de ser mais cara do que a standard, ela mantém um valor acessível e seus componentes são puramente de origem animal, o que aumenta a sua qualidade;
  • Ração Super Premium: nutricionalmente falando, é a melhor opção para o seu pug, mas também é a mais cara. Elas são feitas com carne e por isso tem alto valor proteico e alta digestibilidade.

O melhor tipo de ração para pug

Pote de ração para cachorro

Agora que você conhece os tipos de ração, fica claro que o ideal é que você mantenha a alimentação do seu pug entre as rações Premium e Super Premium, visto que estas apresentam os nutrientes necessários para que seu cãozinho disponha de uma vida saudável.

As rações da linha Super Premium contêm todas as vitaminas, minerais, proteínas e cerais essenciais para alimentar, fortalecer o sistema imunológico e ajudar no trato gastrointestinal do seu pug.

Além de serem ricas em nutrientes, as rações da linha Super Premium podem ter formulações especiais com ingredientes naturais, livres de sódio, glúten e transgênicos.

Outro ponto que favorece as rações Super Premium é o custo benefício. Apesar de o quilo custar um pouco mais caro que as demais linhas, o cachorro não precisa comer uma grande quantidade por dia para se sentir saciado, o que faz com que a ração dure mais.

No entanto, entendemos que nem sempre os tutores têm condições financeiras de fornecer uma ração Super Premium para os seus amigos de quatro patas. Nestes casos, opte por uma ração da linha Premium, que também tem um bom aporte nutricional, por um valor mais acessível.

E tem outro detalhe: além do tipo de ração, existem outros pontos que você deve considerar na hora de escolher a ração do seu pug. Veremos mais sobre isso a seguir.

O que você deve considerar na escolha da ração para pug

O mercado pet tem evoluído muito nas formulações das rações, tornando-as cada vez mais específicas para atender a determinadas características dos pets.

Veja a seguir os principais aspectos que devem ser considerados durante a escolha da sua ração para pug.

Idade

Ração para pug fillhote

Cães de diferentes idades possuem necessidades nutricionais diferenciadas.

Pugs são considerados filhotes até o seu 10º mês de vida, portanto, devem ser alimentados com rações específicas para essa faixa etária.

Entretanto, após esse período, os pugs já são considerados adultos e a troca de ração deve ser feita para uma cuja formulação seja voltada para cães adultos.

Da mesma forma, os pugs idosos (geralmente a partir do 8º ano de vida) também começam a apresentar limitações nutricionais diferenciadas pela idade. Por isso, também existem as rações sênior, com formulação especial para os velhinhos.

Porte ou tamanho

Além da formulação por fase da vida, as rações também são classificadas de acordo com o porte e peso do animal dividindo-os em raças pequenas, médias e grandes.

Os pugs são cães de raça pequena, e assim, devem ser alimentados com rações específicas para esse tamanho.

Raça

Algumas marcas de ração possuem em sua linha Super Premium produtos para raças específicas.

Um exemplo é a Royal Canin, que possui uma ração específica para pugs.

Ela é desenvolvida para cães com mandíbula braquicefálica (o que é o caso do nosso amado pug!) e ajuda na saúde da pele deles, já que estes peludos tem uma pré-disposição a desenvolver alergias e problemas dermatológicos.

Necessidades especiais

Você sabia que as linhas Super premium podem desenvolver produtos voltados para fins terapêuticos?

É o caso das rações voltadas para auxiliar no tratamento de doenças crônicas, como diabetes, problemas renais, alérgicos, dermatológicos, entre outros.

Se o seu pug possui algum problema crônico, essas rações podem ajudar, desde que o uso seja orientado e supervisionado por um veterinário.

Conheça algumas opções de ração para pug

Agora, vamos conhecer algumas opções de ração para pug disponíveis no mercado.

Ração para pug filhote

Até o 10º e 12º mês de vida de um pug, você deve oferecer ao seu pet uma ração Junior, ou seja, específica para estes lindos bebês!

Até o 4º mês, você pode deixar a ração disponível o tempo todo para o seu pug filhote.

Depois deste período, recomenda-se iniciar um controle, oferecendo a ração duas vezes por dia, em horários definidos. Assim você evita que ele coma em excesso e tenha problemas com obesidade.

Veja algumas boas opções de ração para esta fase:

Ração Royal Canin para pug filhote
ROYAL CANIN® PUG JUNIOR | Breed Health Nutrition
Ração PremieR Formula Raças Pequenas Filhotes
PREMIER FORMULA | Raças Pequenas Filhotes
Ração PRO PLAN® Puppy Raças Pequenas
PRO PLAN® PUPPY | Raças Pequenas

Ração para pug adulto

A partir do primeiro ano de vida o seu pug já é considerado um adulto e por isso, deve comer uma ração apropriada para esta fase da vida.

Assim, é necessário realizar a troca de ração, que deve ser feita de forma moderada, para que o seu cãozinho não estranhe a mudança.

Portanto, a dica é ir misturando a ração antiga com a nova, aumentando a quantidade da nova gradativamente, até ela seja completamente inserida na alimentação do seu pug.

Veja algumas opções de ração para pug adulto.

Ração Royal Canin Pug adulto
ROYAL CANIN® PUG ADULT | Breed Health Nutrition
Ração Hill's science raças pequenas e miniaturas
HILL'S SCIENCE DIET | Raças Pequenas e Miniatura
Ração Eukanuba adultos, raça pequena
EUKANUBA™ ADULTOS | Raças Pequenas

Ração sênior

A partir dos 8 anos de idade, os pugs estão entrando na fase idosa, o que implica em necessidades nutricionais diferenciadas.

Nesta fase, você pode utilizar rações do tipo sênior, mais adequadas à idade do seu cão. Veja alguns exemplos.

ração Purina Pro-plan senior raças pequenas
PRO PLAN® 7+ | Raças Pequenas com OPTIAGE®
Ração eukanuba senior para raças pequenas
EUKANUBA™ SENIOR | Raças pequenas
Ração Golden Senior Mini-bits
GOLDEN FORMULA SENIOR | Mini Bits Raças Pequenas

É muito importante lembrar que antes de escolher uma ração para pug é essencial consultar um veterinário da sua confiança. Somente um profissional poderá indicar quais as rações mais indicadas para o seu amigo, assim como a frequência das refeições e quantidade diária correta.

Não tem certeza se a ração é a melhor opção para o seu pug? Saiba mais sobre a alimentação natural para pugs!