Skip to content

Cores de pug: conheça as variações de cor desta raça e sua importância

11/07/2018
Cores de pug: foto com três pugs

Você sabia que existem diferentes cores de pug?

Não? Tudo bem! Afinal, quando pensamos em pug, logo imaginamos aquele cachorro bege, fofucho e cheio de dobrinhas, não é mesmo?

Mas o fato é que existem outras variações de cores que vão muito além do conhecido pug bege. Um exemplo são os nossos amigos da cor preta, um pouco mais comum, mas também variações como prata e tigrado, bastante raras e que causam muita curiosidade nos amantes destes cãezinhos.

Ficou confuso? Não se preocupe! Leia este texto e conheça todas as variações de cores de pug, quais são reconhecidas e por que elas são importantes. Confira!

Mas antes… Por que a cor do pug é importante?

Cores de pug: foto de pugs de cores variadas

Todos os cães de raça precisam possuir características específicas para serem considerados puro sangue, ou seja, para possuir pedigree. E a cor é uma delas.

Quem define estas características são clubes de registro existentes em diversos países e para ser considerado de raça pura, um cão precisa atender a todos os requisitos exigidos por eles.

No Brasil, o clube responsável é o CBKC – Confederação Brasileira de Cinofilia – e a definição adotada por ele é que pugs só são considerados animais de raça pura se forem da cor fulvo, abricot, prata ou preto.

No entanto, é comum ocorrerem cruzamentos e misturas de cores dentro da raça que podem originar novas cores, como é o caso do branco, do tigrado e do chocolate. Animais dessas cores não são considerados como raça pura.

Isso muda algo?

Bem, se você tem a intenção de competir em feiras, exposições e exibições caninas, isso tem importância, pois animais de coloração não reconhecida como raça pura não podem competir.

Mas se você é uma mamãe ou papai apaixonado pelo seu pug, a coloração não interfere em nada.

Veja a seguir as variações de cores de pug que podem ser encontradas atualmente.

Cores de pug reconhecidas pela CBKC

Como dissemos acima, de acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), são considerados pugs de raça pura, os animais das cores fulvo, abricot, prata e preto.

A seguir, mais informações sobre cada variação.

Fulvo e abricot

Foto de pugs da cor abricot e fulvo

Estas duas cores são as mais comuns de serem encontradas.

No Brasil, é comum que as duas colorações sejam chamadas de fulvo, mas na realidade, o pug abricot é uma derivação do fulvo.

A diferença entre os dois está no tom. Enquanto o pug abricot tem uma cor mais alaranjada, o fulvo puxa mais para o creme, que é a cor que estamos acostumados a ver com mais frequência.

É bastante comum um filhote ser fulvo e depois de adulto, ficar da cor abricot.

Preto

Foto de um pug preto

Os pugs pretos são os mais comuns depois das variações fulvo e abricot.

Atualmente, eles são reconhecidos como raça pura, mas nem sempre foi assim. Durante muito tempo o pug preto era rejeitado e não era considerado da raça.

Entretanto, com o passar dos anos e os avanços nas pesquisas, descobriu-se que a coloração preta estava totalmente relacionada ao DNA dos pais.

Em outras palavras, a carga genética dos parentes é que era responsável pelo filhote nascer com a cor preta, mesmo que os pais fossem fulvos, por exemplo.

Prata

A coloração prata – conhecida carinhosamente como “cor do luar” – também é reconhecida pela CBKC, pois aparece como uma derivação dos fulvos.

No entanto, ela é uma das cores de pug mais raras de ser encontrada.

Quando os pugs prateados são filhotes, eles se parecem muito com o pug preto, mas conforme crescem vão ficando com a pelagem mais clara. Quando adultos alcançam uma coloração acinzentada, quase prateada!

Cores de pug não-reconhecidas pela CBKC

Como dissemos lá no início deste artigo, alguns amigos pug são de colorações oriundas de cruzamentos com mistura de cores e por isso não são reconhecidos como raça pura pela CBKC.

São elas: branco, tigrado e chocolate. Veja mais detalhes a seguir.

Branco

Foto de um pug branco

Assim como o pug prata, os pugs brancos também são bem raros e difíceis de se encontrar.

Super charmosos, eles são brancos, mas possuem a máscara preta, característica marcante da raça pug.

Vale lembrar que os pugs brancos não são albinos. O albinismo é uma anomalia genética causada por falta de pigmentação na pele e não um padrão de coloração.

A própria máscara preta que estes animais possuem já mostra não se tratar de um caso de albinismo e sim de variação de cor.

No entanto, casos de albinismo em pugs podem ocorrer, mas são raros e ocorrem pela ausência de pigmentação. Isso acarreta muitos problemas de saúde como queimaduras solares, câncer de pele e fotofobia, por exemplo.

Tigrado

Foto de um filhote de pug tigrado

Entre as cores de pug existentes, a tigrada é sem dúvidas a mais diferente e que causa mais dúvidas.

Acredita-se que essa coloração surgiu do cruzamento entre pugs de cores diferentes, mas também existem teorias que afirmam que a cor teve origem do cruzamento de pugs com o buldogue francês.

Animais de coloração tigrada exibem listras cinzas e marrons em sua pelagem. Em alguns casos, podem até apresentar listras brancas, o que indica o cruzamento com um pug branco.

Os pugs tigrados também exibem a máscara preta característica da raça.

Chocolate

Foto de um pug chocolate

Assim, como os pugs brancos e tigrados, os pugs na cor marrom ou chocolate são raríssimos.

Eles são oriundos de cruzamentos de pugs de cores diferentes e assim como dito, não são considerados raça pura e não podem competir em feiras e exibições.

Mas olha só que graça!

Por fim, vale dizer que esses padrões de raça e cores de pug são úteis para quem compete em feiras e exibições e também como informação, para que pessoas não sejam enganadas, pagando um valor correspondente a um cão que dizem ser de raça pura, mas que na verdade não é.

Mas isso nunca deve interferir no amor que você dá para o seu pug, seja ele fulvo, preto, tigrado, ou nas cores do arco-íris. Lembre-se, pugs de raça pura ou misturados terão o mesmo amor por você!

Quer conhecer melhor as características do pug? Leia nosso post sobre o assunto e saiba tudo sobre pug!