fbpx Skip to content

Como viajar com meu pug? Dicas para viajar com cachorro de ônibus, carro ou avião!

02/07/2019
Viajar com cachorro: pug sentado

Viajar com cachorro tem se tornado cada vez mais comum. Por serem integrantes da família, é comum que eles participem de todos os momentos especiais com seus tutores.

A questão é que viajar com um pug – ou qualquer outro pet – não é tão simples assim. Existem regras no transporte de animais que garantem a segurança e conforto do seu amigo e que devem ser respeitadas.

Quer saber quais são elas? Neste artigo separamos algumas informações e dicas para você viajar com seu pug sem estresse, seja de carro, ônibus ou avião!

Mas antes… Seu pug está pronto para enfrentar uma viagem?

Pug no carro com malas de viagem

Apesar de querer estar com o seu pug o tempo inteiro, como tutor responsável, é preciso avaliar se o seu cachorro está apto a viajar.

Para nós, viagens são muito divertidas, mas podem ser estressantes para os cães, principalmente o transporte. Por isso, antes de cogitar uma trip, é importante se perguntar o quanto o seu pug se sente confortável em ficar horas dentro de um carro, ônibus ou até mesmo avião.

Se você entender que viagem será benéfica para o seu pug, o segundo passo é fazer um checkup no seu cãozinho, para se assegurar de que ele está saudável e apto a viajar.

Vale salientar que para viajar com cachorro é preciso que ele esteja com a carteirinha de vacinação em dia, constando as vacinas antirrábica e polivalente. Também é importante pegar um atestado médico com o veterinário, pois este pode ser solicitado pela empresa de transporte.

Como viajar com pug de carro

Pug pronto para viajar

Dentre as três formas mais comuns de transporte – avião, carro e ônibus – a viagem de carro é a mais tranquila, ou seja, a que tem menos exigências e burocracias.

No entanto, existem algumas regras de segurança e normas estipuladas pelo Código de Trânsito Brasileiro que devem ser seguidas, caso contrário, podem acarretar multas e perda de pontos da carteira, além de colocar a sua vida e a do seu pug em risco.

Por exemplo, você nunca deve transportar seu pug no colo, em carrocerias ou caçambas e nem deixar que ele fique com partes do corpo para fora do carro (isso inclui aquela clássica espiadinha na janela!), pois estas atitudes podem colocar o seu amigo em risco.

Também não se deve transportar o pug solto dentro do carro, pois os movimentos do veículo podem machucá-lo. Além disso, estando solto, o seu cãozinho pode se tornar uma distração para o motorista e causar um acidente.

Mas então qual o jeito certo de viajar com cachorro no carro?

Vamos citar aqui 3 formas de transportar o seu pug de forma confortável, segura e dentro das normas de trânsito:

  • Caixa de transporte: quando no tamanho adequado para o seu cão, a caixa de transporte é um meio prático, seguro e confortável de viajar com cachorro de pequeno porte. Você coloca o cão dentro da caixa, acomoda o acessório no banco do carro e prende com o cinto de segurança. Caso o seu pug não esteja acostumado a ficar dentro da caixa, é bom fazer um pequeno treinamento de adaptação antes da viagem;
  • Assento ou cadeirinha: é uma espécie de cestinho que fica preso no banco do carro e o pug fica dentro, preso por uma guia e peitoral. É ideal para cães que não se adaptam bem à caixa de transporte, pois o assento dá mais liberdade ao pet, mas com controle.
  • Cinto de segurança: das 3 opções é a que deixa o pug mais livre. É como uma guia, só que projetada para ser presa diretamente na trava de segurança do carro.

Como viajar com cachorro de ônibus

Viajar com cachorro: pug em uma caixa de transporte

Para as viagens de ônibus, as exigências são maiores. Para começar, só podem ser transportados no ônibus cães de pequeno porte, dentro da caixa de transporte e com peso de até 10 kg (peso da caixa + animal).

Se o seu pug se encaixa nesta exigência, o segundo passo é entrar em contato com a viação rodoviária escolhida e verificar se eles aceitam o transporte de animais, pois não há obrigatoriedade.

Nas viagens de ônibus, os pets devem ser transportados no interior do veículo, dentro da caixa de transporte e acompanhados do tutor. A caixa deve estar acomodada na poltrona ao lado e nunca no colo ou sobre os pés do tutor, por isso, uma passagem extra pode ser cobrada.

É necessário apresentar carteirinha de vacinação atualizada e atestado de saúde emitido por um médico veterinário.

Como viajar com pug de avião

Pug de aviador

Viajar com cachorro de avião exige muito planejamento, pois envolve diversas exigências que variam bastante de acordo com a companhia aérea escolhida. Aliás, nem todas as empresas aceitam o transporte de pets, é preciso consultar antes.

A principal exigência está relacionada a caixa de transporte e o tamanho permitido varia de acordo com a companhia aérea, assim como as taxas envolvidas no embarque.

Para embarcar com o seu pug é preciso estar com a carteirinha de vacinação atualizada e ter uma atestado médico confirmando que o cão está saudável e apto a viajar.

Caso a viagem seja internacional, é necessário a emissão de um documento chamado CVI – Certificado Veterinário Internacional. Além disso, é preciso consultar quais documentos são necessários para a entrada do seu pug no país de destino.

Viajar com cachorro pode ser muito divertido, o importante é planejar com antecedência. Neste artigo resumimos alguns pontos importantes para transportar seu pug de forma segura e confortável durante uma viagem.

Para mais informações sobre o transporte de cães, dicas para escolher a hospedagem e mais um checklist de coisas que não podem faltar na mala do seu pug, baixe o e-book Projeto Férias com Pet: o guia definitivo para viajar com o seu melhor amigo!

E-book Férias com meu pet: dicas para viajar com pets

Ir para o topo