Skip to content

Pug solta muito pelo? Descubra aqui!

11/27/2018
Pug solta muito pelo: dúvida

Quem tem um pug nem pensa duas vezes na hora de responder esta pergunta: Sim, o pug solta muito pelo!

Quem vê este cãozinho pequeno nem imagina que ele é capaz de encher a sua casa de pelo.

Mas não se preocupe. De forma geral, a queda de pelos em pugs é normal, e sua origem é a troca natural da pelagem.

No entanto, se a queda de pelos vem acompanhada de outros sintomas, pode ser um indicativo de alguma doença. Por isso, atenção à saúde e cuidados com seu pug nunca é demais.

Para entender melhor, separamos as principais informações sobre a queda de pelo em pugs e dicas para minimizar este processo. Confira!

Por que o pug solta muito pelo?

Pug com cara de culpa

Seja adulto ou filhote, um pug solta muito pelo e vamos explicar o motivo agora.

Cães que possuem pelo liso e curto – como é o caso do nosso amigo pug – costumam soltar mais pelo quando comparado aos cães de pelo longo. Irônico não?

Mas há uma razão para isso. O pelo possui um ciclo com diferentes fases de crescimento que compreendem desde o nascimento até a queda.

Dependendo do comprimento do fio, esse ciclo se encerra com mais ou menos rapidez. Portanto, pelos curtos tendem a encerrar o ciclo – e consequentemente cair – mais rápido do que pelos longos.

Além disso, existem dois períodos de ano que são considerados momentos de troca de pelagem, onde a queda é mais acentuada.

Uma ocorre na primavera, onde há a troca por uma pelagem mais fina a fim de suportar melhor o calor do verão; e outra no outono, onde ocorre a troca por uma pelagem mais densa para as temperaturas frias do inverno.

Mas se você tem a sensação de que seu pug solta muito pelo o ano todo, você não está sozinho. É que no caso do Brasil, as estações não são bem definidas e essa instabilidade climática acaba fazendo com que os pugs percam pelo o ano todo!

Quando a queda de pelos não é normal?

Pug com um bandaid

Já deu para entender que a queda de pelos é um processo normal na vida dos nossos amigos pugs né?

No entanto, quando a queda de pelo vem acompanhada de outros sinais, pode ser um indicativo de que algo não vai bem na saúde do seu pug.

Fique atento aos seguintes sinais:

  • Falhas na pelagem;
  • Coceira;
  • Irritação (vermelhidão, inchaços e manchas);
  • Feridas e lesões;
  • Pelo seco e quebradiço;
  • Lambidas constantes no local de queda do pelo.

Quando os sinais citados acima aparecem combinados à queda de pelo excessiva, pode ser um sinal de dermatite alérgica causadas por parasitas (pulgas e carrapatos), infecções fúngicas ou bacterianas, alergias alimentares, alergias a compostos químicos, entre outros.

Nestes casos, é essencial levar o seu pug ao veterinário para o correto diagnóstico e tratamento do problema.

Vale lembrar que cadelas gestantes ou que estão em fase de amamentação costumam perder mais pelo do que o normal. A situação tende a se regularizar em cerca de 3 meses.

E uma curiosidade: pugs abricot soltam mais pelo do que os pugs pretos!

Como reduzir a queda de pelo em pugs?

pug no petshop com secador

Apesar de ser um processo natural, sabemos que o fato do pug soltar muito pelo acaba sendo um incômodo no dia-a-dia.

No entanto, com alguns cuidados especiais, você pode minimizar este problema. Confira:

  • Alimente seu pug com rações da linha Premium ou Super Premium. Um alimento de boa qualidade fornece todos os nutrientes necessários para uma pelagem forte e brilhante, mais resistente à queda;
  • Escove seu pug diariamente. A escovação diária ajuda a remover os pelos mortos e evita que eles se espalhem pela casa, contribuindo com a higiene do ambiente;
  • Complemente a dieta com vitaminas. O uso do ômega 3 combinado com a ração pode ajudar a manter o pelo do seu pug mais saudável. Mas atenção, sempre consulte um veterinário antes de iniciar qualquer suplementação com seu pug;
  • Dê banhos quinzenais e seque bem o seu pug. Assim você mantém seu pug limpinho e não elimina toda a oleosidade natural da pele dele, mantendo-a hidratada. Na hora de secar, prefira uma toalha macia e use o secador com a temperatura mais amena.
  • Faça o controle de parasitas com o uso de medicamentos antipulgas e carrapatos.

Por fim, é verdade que o pug solta muito pelo, mas este problema não é nada perto do amor e carinho que este cãozinho fofucho pode proporcionar. Siga as dicas acima para minimizar a queda e ao sinal de qualquer anormalidade na pele ou pelo do seu pug, leve-o ao veterinário. Assim, você garante um pet saudável, bonito e – o mais importante – feliz!

Seu pug solta muito pelo? Conta pra gente nos comentários!