Skip to content

Pug no Brasil: como os adoráveis pugs viraram moda no país!

11/07/2018

A busca de cães da raça pug no Brasil tem crescido exponencialmente. Se estes cães já eram os preferidos dos britânicos, essa tendência tem se repetido no nosso país.

E este movimento não é de hoje. Uma pesquisa divulgada pela Nexo com dados do Google Trends revelou um aumento de 50 vezes nas buscas por cachorros da raça pug no Google Brasil, entre o período de 2006 e 2015.

E não há dúvidas de que esse número só aumentou, não é mesmo? E dá para entender, afinal os pugs são amigos tranquilos, amorosos, brincalhões e que não necessitam de muito espaço ou exercício físico, o que os torna excelentes companheiros para a vida moderna das grandes cidades. Além de serem super fofos, claro!

Mas nem sempre foi assim, conheça a seguir um pouco da história do pug no Brasil.

A chegada do Pug no Brasil

Pug no Brasil: pugs em uma mala

Você já deve saber que os pugs tiveram origem na China e logo foram importados para a Europa por volta do século XVII.

No entanto, na América, a chegada foi mais tardia. Os primeiros exemplares surgiram após a Guerra Civil Americana e em 1885, esses cãezinhos já estavam por todo o país.

No entanto, foi só em 1931 que um grupo de criadores e expositores decidiram formar um clube, o “Pug Dog of America” que foi formalmente reconhecido pelo American Kennel Clube.

No Brasil, os primeiros exemplares da raça chegaram apenas na década de 50. E por muitos anos, ela foi considerada rara, cara e de difícil criação.

No entanto, com o passar do tempo os criadores foram melhorando a qualidade das importações e cruzamentos. E assim, na década de 80, os cães da raça pug já eram mais conhecidos e acessíveis.

Mas o boom ocorreu mesmo no final da década de 90, quando um exemplar da raça, uma pug chamada Inês participou da novela Por Amor, de Manoel Carlos, exibida pela Rede Globo em 1997. Conheça melhor a Inês a seguir.

Inês: a pug mais famosa do Brasil

Pug Inês com Françoise Forton
Pug Ines com Françoise Forton, na novela Por Amor, de Manoel Carlos, Rede Globo.

A pug Inês ficou famosa nos braços da Meg, personagem interpretada pela atriz Françoise Fourton.

O fato é que depois da participação da Inês na novela, a raça pug se tornou muito conhecida no Brasil e movimentou o mercado pet.

Para você ter ideia, no episódio em que a Inês se casa com o pug Fadul, do escritor Jorge Amado – que por sinal era um grande amante da raça – a emissora alcançou 54 pontos de audiência, a maior pontuação na época.

E não para por aí. As roupas e acessórios usados pela Inês na época da novela despertaram tanto interesse no público que o seu tutor, Toni Bueno, criou uma marca exclusiva de artigos para pet, a Inès Pet-à-Porter. Ela é uma das grifes mais chiques do bairro dos Jardins em São Paulo.

Infelizmente, tanto a Inês quanto o Fadul já faleceram, mas sem dúvidas, eles foram importantíssimos para difundir os cães da raça pug no Brasil.

Atualmente, existem diversos canis especializados em pugs no Brasil e a raça é uma das mais procuradas pelos brasileiros. Mas junto com esse aumento na procura por amigos dessa raça, vem também o aumento da responsabilidade, já que pugs possuem algumas particularidades e exigem cuidados especiais.

Se você é um apaixonado por pugs, veja nossos artigos sobre cuidados e aprenda a cuidar do seu amiguinho!