fbpx Skip to content

Delícias de Verão: conheça 3 receitas de sorvete para cachorro

01/03/2019
sorvete para cachorro: uma mão segurando três picolés para cachorro

Nada melhor do que um bom picolé para se refrescar nos dias quentes. Mas você sabia que seu pug também pode desfrutar desse prazer com um delicioso sorvete para cachorro?

Se a ideia lhe pareceu estranha, saiba que cães podem sim tomar sorvete, e mais do que isso, eles adoram essa delícia! Principalmente nossos amigos pugs, que além de sofrer muito com o calor, ainda amam uma boa guloseima.

Curtiu a ideia? Então leia este artigo, entenda quais sorvetes podem ser oferecidos aos cães e aprenda algumas receitas caseiras de sorvete para cachorro que vão fazer a alegria do seu pug neste verão. Confira!

O que pode e o que não pode

Bem, cachorros adoram sorvete, no entanto, nem todas as versões desta sobremesa podem ser dadas aos cães.

Sorvetes industrializados não devem ser oferecidos, pois eles podem conter substâncias artificiais, como corantes e aromatizantes, que podem causar alergias sérias no seu amigo. Além disso, esses sorvetes possuem altas concentrações de açúcares nocivos à saúde dos cães.

O sorvete para cachorro deve ser próprio para a espécie, ou seja, feito com ingredientes permitidos na dieta dos cães. Já existe no mercado pet sorvetes prontos para serem consumidos pelo seu cãozinho, mas se você preferir, pode fazê-los em casa, com ingredientes frescos e saudáveis.

Caso você queira fazer sorvetes caseiros para o seu cão, é importante se atentar à escolha dos ingredientes. Geralmente, estas receitas levam frutas, legumes e outros itens como mel, iogurte, leite vegetal e água de coco.

As principais frutas e legumes utilizados nas receitas de sorvete caseiro para cachorro são banana, morango, melancia, melão, manga, maçã e cenoura. Snacks específicos também podem ser adicionados, como biscoitos para cães, palitos e outros petiscos.

Alguns ingredientes permitidos e proibidos para cachorro

Por outro lado, existem alguns ingredientes que devem ser evitados. Algumas frutas como laranja, abacaxi, uva, abacate, carambola e cereja são inclusive proibidas, pois são nocivas aos cães. Além disso, não se deve adicionar açúcar às receitas, mas você pode usar mel.

Laticínios também devem ser evitados, pois a lactose pode desencadear processos alérgicos. Por isso, nas receitas que levam iogurte, é recomendado usar produtos naturais, sem açúcar e reduzido em lactose. Nas receitas com leite, sempre use um leite vegetal, como o de arroz, por exemplo.

Como os pugs são conhecidos por serem mais sensíveis à alérgenos, é importante ser cuidadoso na escolha dos ingredientes a fim de evitar episódios de alergia.

Veja a seguir algumas receitas caseiras de sorvete para cachorro.

Receitas de sorvete para cachorro

Os sorvetes para cachorro podem ser feitos com frutas, legumes, carnes e até com a própria ração e petiscos que seu pug adora.

Há várias ideias bacanas para fazer aperitivos refrescantes para o seu cão. Você pode congelar alguns alimentos, como tirinhas de cenoura, ração úmida e caldo de carne ou frango (natural do cozimento e sem sal ou outros temperos) e oferecer ao seu cãozinho em dias mais quentes.

Outra opção é congelar pequenos pedaços de frutas e legumes na água ou água de coco em forminhas de gelo.

Mas se você quiser ir além e preparar sorvetes deliciosos para o seu pug, veja as receitas a seguir. Cada receita rende cerca de 6 picolés, dependendo do tamanho da sua forma.

Delícia de melão e água de coco

 

Tigelas com melão, maçã, banana e água de coco

Ingredientes

  • 2 bananas;
  • 1 fatia grande de melão;
  • 1 maçã;
  • Água de coco;
  • Forma para sorvete;
  • Petisco tipo palito.

Modo de preparo

Pique a banana, o melão e a maçã, coloque em um liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea.

Observação: retire todas as sementes da maçã cuidadosamente, pois elas são tóxicas para o seu cão.

Acrescente a água de coco a gosto até que a mistura atinja uma consistência mais líquida e despeje na forma de sorvete.

Geralmente, essas formas já vêm com um palito plástico para o picolé, mas no caso do sorvete para cachorro, não aconselhamos utilizá-los. Substitua-os por petiscos do tipo palito. Assim, você não corre o risco do seu cachorro ingerir acidentalmente o palito plástico ou de madeira.

Para fixar os petiscos tipo palito, cubra a superfície da forma com papel vegetal e prenda com um elástico. Depois, é só fazer os furos com uma tesoura e colocar os palitos, conforme a foto abaixo.

Forma de sorvete com as receitas e petiscos palito

Leve a forma ao congelador e deixe por um dia inteiro. No dia seguinte é só desenformar e servir!

Gelado nutritivo de Verão

 

Tigelas com cenoura ralada, mel e iogurte

Ingredientes

  • 1 pote de iogurte natural (sem açúcar e com lactose reduzida);
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 cenoura;
  • Forma para sorvete;
  • Petisco tipo palito.

Modo de preparo

Rale a cenoura e coloque no liquidificador. Em seguida, acrescente o mel, o iogurte natural e bata até formar uma mistura homogênea.

Despeje na forma para sorvete, coloque o petisco tipo palito como na receita anterior e leve ao congelador por um dia. Depois é só desenformar e servir!

Surpresa Gelada de Morango

 

Tigelas com morango, banana, leite de arroz e biscoito para cachorro

Ingredientes

  • 2 bananas;
  • 1 caixa de morango;
  • 1/2 copo de leite de arroz;
  • Biscoito para cães;
  • Forma para sorvete;
  • Petisco tipo palito.

Modo de preparo

Pique a banana e o morango, coloque no liquidificador, acrescente o leite de arroz e bata bem até obter uma mistura líquida e homogênea.

Quebre os biscoitos em pedacinhos. Depois, despeje a mistura até metade da forminha, coloque alguns biscoitos quebrados e depois complete com a mistura do sorvete.

Observação: use biscoitos próprios para cachorro, nunca os de consumo humano pois eles são prejudiciais à saúde do seu cão.

Coloque o petisco tipo palito e leve ao congelador. No dia seguinte, retire com cuidado da forminha e sirva para o seu pug!

Dicas importantes para todas as receitas

Se você tiver dificuldade para tirar o sorvete da forma, aqueça o fundo e as laterais da forma com o calor das suas mãos ou espere derreter um pouquinho.

Se você não tem uma forma de sorvete, não se preocupe. Você pode usar copos plásticos no lugar ou até uma forminha de gelo.

Quer deixar a coisa ainda mais divertida? Faça o sorvete dentro de um brinquedo porta-petiscos! É só colocar a mistura dentro do brinquedo, levar ao congelador e depois oferecer ao seu cachorro!

Dica: Tampe a abertura menor do brinquedo com um pedacinho de miolo de pão para a receita não vazar.

Brinquedo porta petiscos com sorvete para cachorro

Cuidados com o consumo de sorvete para cachorro

Sorvetes estão liberados para a maioria dos cães. No entanto, sabemos que nossos amigos da raça pug possuem uma pré-disposição a alergias e também a obesidade, e por isso, recomendamos que você consulte um veterinário de sua confiança sobre o consumo do sorvete e também sobre a quantidade indicada.

Por ter frutas e proteínas como base, o sorvete para cachorro pode complementar a dieta habitual do seu pug, mas é importante lembrar que esta guloseima não substitui a alimentação do seu amigo, que deve ser balanceada e atender todas as suas necessidades nutricionais.

Para pugs acima do peso, o cuidado deve ser redobrado, pois como dissemos anteriormente, essa raça tem uma tendência à obesidade. Se o sorvete for permitido pelo seu veterinário, dê preferência a versões que sejam pouco calóricas, com ingredientes com baixo teor de gordura e carboidrato.

O sorvete para cachorro caseiro é uma maneira barata, nutritiva e gostosa de refrescar o seu cão no verão. Para ver como fazer as receitas deste post com mais detalhes, assista o vídeo abaixo e prepare-se para fazer sorvetes deliciosos! Compartilhe essa ideia!

Ir para o topo